"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook.


IES: Universidade Federal Fluminense
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD
Disciplina  Gestão de Cursos a Distância::Tarefa da semana 5
Rosana Sales de Jesus
PIGEAD/ grupo 08
Polo de apoio presencial Nova Iguaçu
Rodolfo Gregório de Moraes
dezembro/2013


Tema do curso:

Os potenciais pedagógicos e comunicacionais do Facebook.        

Justificativa:
Vivemos um momento em que as relações cumprem determinados protocolos sociais: indivíduos, grupos ou turmas exercem seus papeis, considerados aceitáveis por seus pares, dentro de um determinado ambiente. Entretanto, no mundo virtual, as diversas possibilidades de uso, favorecem a quebra de alguns paradigmas, fato novo em nossa sociedade. 
Atualmente há um menor número de restrições devido à disponibilidade de novas ferramentas de comunicação e de coordenação, o que possibilita pensarmos em novas formas de organização dos grupos humanos, com estilos de relações entre os indivíduos e os coletivos radicalmente novos, situação sem modelos na história e nas sociedades animais.
(LÉVY, 2003, p. 132)

Percebemos que os softwares sociais propiciam formas diversas de comunicação, onde podemos interagir, compartilhar e produzir conhecimento. Adolescentes, jovens e adultos constituem-se atores desses ambientes e os professores, não podem abster-se de conhecer os usos que são produzidos nesses meios.
Em virtude de tantas mudanças ocorridas em tão pouco espaço de tempo, o professor precisa continuar a aprender. Manter o aluno motivado com tantos recursos tecnológicos tem se mostrado uma tarefa bem difícil.  Apesar de sujeitos integrantes desses ambientes, poucas pesquisas são feitas sobre os alunos no uso informal ou formal das interfaces sociais. Dessa forma, acreditamos que a realização do curso contribuirá com informações ricas e significativas nas discussões acadêmicas atuais sobre as possibilidades de usos pedagógicos das interfaces sociais por professores e, especialmente, alunos.
         Para o sucesso do nosso curso, contamos com uma equipe multidisciplinar que dará suporte tecnológico, pedagógico e administrativo para a qualidade do processo de ensinoaprendizagem dos discentes. São eles: 

Coordenador de curso - Coordena, acompanha e avalia o desenvolvimento das atividades acadêmicas. 

Designer Instrucional - Seleciona, organiza e produz atividades e materiais a fim de promover a aprendizagem.

Professor Tutor - Orienta e acompanha e avalia as atividades desenvolvidas dentro do AVA.
  
ALUNO - Ator principal do processo de ensino aprendizagem.

Coordenador de Tutoria - Apoia o coordenador de curso, dialogando com tutores presenciais e a distância.

Professor conteudista - Produz o material didático.

Professor Tutor Presencial - Apoia, orienta e esclarece as dúvidas dos estudantes no Polo Presencial.

Pessoal Técnico Administrativo Coordenador de Polo - É responsável pela administração do polo e por apoiar a implantação e gestão acadêmica do curso no polo. Tem a ajuda de profissionais da parte técnica que ficam responsáveis pelos aspectos administrativos e tecnológicos do polo presencial.


Referência Bibliográfica



  • GOMES, Rita de Cássia Medeiros et al. Os profissionais de Educação a Distância e o desenvolvimento de equipes de trabalho como motivação para o ensino aprendizagem em rede virtual.Anuário da Produção Acadêmica Docente, vol. 4, nº 8, ano 2010.

  • LEVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, São Paulo, 2010. p. 132.

  • MEC. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Brasília, agosto de 2007.

  • NUNES, Vanessa Battestin et al. Um Modelo de Gestão Participativa – Processos de Interação e Comunicação da Equipe Multidisciplinar com Foco na Melhoria do Ensino-Aprendizado. Vitória – ES - 04/2013.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!