"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Levantamento Bibliográfico


PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Coordenadoras: Vera Werneck e Cely dos Santos Araujo
Tutora: Andréa Paula Osório Duque

Área 3: Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação

Grupo 2:        Rosana Sales de Jesus (Coordenadora do Grupo)
Ana Cristina de Araujo Noguerol
Paulo Gonçalves de Jesus
Raquel Monteiro Alberto Moraes
Rita Barboza Freire


LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

ALEGRETTI, Sonia Maria Macedo et al. Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários. Disponível em: <http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia02.files.wordpress.com/2012/04/pucsp_2012.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2014.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acesso em 16/04/2014.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância e inovação tecnológica. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462005000100010&lang=pt>. Acessado em 22/04/2014.
BEMBEM, Angela Halen Claro; LEOPOLDINA V, Plácida; SANTOS, Amorim da Costa. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362013000400010&lang=pt>. Acesso em: 19/04/2014.
BEZERRA, Luciana Vasconcelos; V. NETO, Luiz Malagueta; QUEIROZ, Moab Dantas; FERREIRA, Marcone José de A. ; FRANÇA, A. César C., Redes sociais como ferramenta de Educação a Distância: Uma pesquisa quantitativa com Alunos e Professores, Disponível em <http://www.academia.edu/1520759/Redes_Sociais_como_Ferramentas_de_Educacao_a_Distancia_Uma_Pesquisa_Quantitativa_com_Alunos_e_Professores >. Acesso em 19/04/2014.
CARPES, Gyance. As redes: evolução, tipos e papel na sociedade contemporânea. Florianópolis: Revista ACB v.16, n.1, p. 199-216, jan./jun., 2011. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/743/pdf_44>. Acesso: 21/04/2014.
COELHO, Willyans Garcia. Uso dos recursos de mídias sociais na Educação a Distância: impactos na percepção da presença social. Disponível em < http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1802> Acesso em 18/04/2014.
COSTA, R. On a new community concept: social networks, personal communities, collective intelligence. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.17, p.235-48, mar/ago 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a03.pdf>. Acesso: 21/04/2014.
DELGADO, Laura Maria Miranda. Uso da plataforma Moodle como apoio ao ensino presencial - um estudo de caso. Disponível em: <http://www.lingnet.pro.br/media/dissertacoes/cristina/DELGADO.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2014.
DOTTA, Sílvia. Uso de uma Mídia Social como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Aracaju: XXII SBIE - XVII WIE, 2011. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1623/1388>. Acesso: 21/04/2014.

FERREIRA, Jacques de Lima; CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez; TORRES, Patrícia Lupion. O uso pedagógico da rede social Facebook. Disponível em: <http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/199>. Acesso em: 17 abr. 2014.
FILHO, Athail Rangel Pulino. Conte com o Moodle no semestre que vem. Disponível em: < http://www.cead.unb.br/biblioteca-digital/ebooks/conte-com-moodle/index.html#/0>. Acesso em: 18 abr. 2014.
GIGLIO, Kamil; SOUZA, Marcio. Mídias, redes sociais e ambientes virtuais: pensando a educação em rede. Belém: Unirede, 2013. Disponível em:: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/oral/AT4/114169.pdf>. Acesso: 21/04/2014.
GOMES, Luiz Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e desafios.  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100002&lang=pt>. Acesso em: 22/04/2014.
LEMOS, André; CUNHA, Paulo (orgs). Cibercultura.: Alguns pontos para compreender a nossa época. In.: Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23. Disponível em:<http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf>. Acesso em 21/04/2014.
LORENZO, EDER WAGNER CÂNDIDO MAIA. O papel das redes sociais na Educação a Distência. Disponível em < http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/47629/o-papel-das-redes-sociais-na-educacao-a-distancia > Acesso em 19/04/2014.
MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Novas Formas de Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da WEB 2.0 como recurso pedagógico. Revista Udesc Virtual, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655/1332>. Acesso em: 16 abr. 2014.
MATOS, Heloiza. Capital social, internet e TV: controvérsias. Disponível em: <http://revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/viewFile/140/240> Acesso: 21/04/2014.
MILL, Daniel et al. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Disponível em: < http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/106/63>. Acesso em 22/04/2014.
MORAN, José Manuel. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD - uma leitura crítica dos meios. In.: Programa TV Escola - Capacitação de Gerentes", realizado pela COPEAD/SEED/MEC em Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999.Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf>. Acesso em: 20/04/2014.
PERES, Renata Cristina de Azevedo Borges. Uso da plataforma Moodle em uma disciplina presencial: percepções sobre a complementaridade dos ambientes online e presencial. Disponível em: < http://linguagensedialogos.com.br/2011.2/textos/07-art-renata.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2014.
PRETTO, Nelson de Luca. Formação de professores exige rede!*, Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a10.pdf > Acesso em 18/04/2014. ________, Nelson de Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (Orgs) Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. Link para download: http://books.scielo.org/id/22qtc. Acesso: 21/04/2014)
ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria; EVANGELISTA, Maria Cristina Reckziegel Guedes. O ambiente virtual na formação inicial de professores de alemão como apoio para o ensino e a aprendizagem da língua e a reflexão sobre ações docentes. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-88372011000200012&lang=pt>. Acesso em: 16 abr. 2014.
SANTOS. Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livre, plurais e gratuitas. In: Revista FAEBA, v.12, no. 18.2003.Disponível em:< http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf>. Acesso em 17/04/2014.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da ead: um fenômeno da cibercultura. Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: <http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/Xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf> Acesso: 21/04/2014.
SILVA, Helena et al . Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n1/a04v34n1.pdf>. Acesso em: 22/04/2014.
STEIL, Andrea Valéria; PILLON,Ana Elisa; KERN, Vinícius Medina. Educação a distância na internet: abordagens e Atitudes com relação à educação a distância em uma universidade. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14133722005000200012&lang=pt>. Acesso em 22/04/2014.
VALADARES, Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares ; MURTA, Cláudia Almeida Rodrigues. O Facebook como ambiente virtual de aprendizagem: liberdade e apropriação no contexto educacional. Disponível em: <http://ueadsl.textolivre.pro.br/2012.2/papers/upload/44.pdf>. Acesso em: 19/04/2014.
VALADARES, Marcus Guilherme Pinto de Faria; MURTA, Cláudia Almeida Rodrigues. O Facebook como ambiente virtual de aprendizagem: liberdade e reapropriação no contexto educacional. Disponível em: < http://ueadsl.textolivre.pro.br/2012.2/papers/upload/44.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2014.

ZANCANARO, Airton; Santos, Paloma Maria; Silva, Andreza Regina Lopes da; Borges, Michele Andréia; Battisti, Patrícia; Spanhol Fernando José. Redes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. Disponível em: < http://www.dgz.org.br/abr12/Art_05.htm>. Acesso em 18/04/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!