CONSTRUINDO UM CAMINHAR, DESVELANDO PARCERIAS: NOVOS PAPEIS DOS ATORES
NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM EM EAD
Justificativa
Vivemos
um momento em que as relações cumprem determinados protocolos sociais:
indivíduos, grupos ou turmas exercem seus papeis, considerados aceitáveis por
seus pares, dentro de um determinado ambiente. Entretanto, no mundo virtual, as
diversas possibilidades de uso, favorecem a quebra de alguns paradigmas.
Atualmente novas formas de ensinar e aprender,acontecem em nossa sociedade.
Percebemos que não há fronteira entre o ensinar e aprender nos Ambientes
virtuais de Aprendizagem por discentes e docentes.
Objetivo Geral
Refletir sobre os papeis desenvolvidos por docentes e discentes no
EAD e os recursos utilizados na dinâmica das diferentes abordagens pedagógicas.
Objetivos
Específicos
Potencializar as discussões sobre os novos modos de relacionar –
se no EAD, através da interatividade,coautoria, colaboração, cooperação dos
sujeitos na utilização dos recursos tecnológicos.
Estimular
o contato com os diferentes recursos tecnológicos, tais como: vídeos,
interfaces sociais, fóruns, wiki, etc,levando o aluno a perceber a importância
de sua participação no processo de ensinoaprendizagem..
Duração
7 dias
APRESENTAÇÃO
DOS RECURSOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS
Recursos – Ambiente virtual de aprendizagem, vídeos,
sites, interface social Facebook e Wiki.
Estratégias
1ª ação – AQUECIMENTO – OS SUJEITOS SE RECONHECEM
- Fórum de
apresentação
Exibição do
vídeo “Alunos do século XXI”, http://vimeo.com/23743780,
pretende mostrar que há um grande desafio a ser ultrapassado pelos docentes que
pretendem utilizar a tecnologia como facilitadora da aprendizagem. Após o
vídeo, reflita e responda:
Sou aluno e estou construindo conhecimento para
ser um professor do século XXI e você?
2ª ação – OS SUJEITOS DIALOGAM -A construção do
conhecimento a partir de situações que estimulem a ação dialógica de seus
atores.
“A Moça
Tecelã”, de Marina Colasanti é um conto que desconstrói o papel da mulher
no mundo moderno, misturando o real e o imaginário pelo ato de tecer. Ela é
responsável por tecer o seu percurso, o seu caminhar.
Exibição do Vídeo
“A Moça Tecelã”, http://youtu.be/CNDyqGVrEiI , de Marina
Colasanti.
Aproveitando o
belíssimo conto de Marina Colasanti, postado em nosso fórum, o aluno deverá refletir
sobre como professores, alunos, profissionais de educação teciam os seus
conhecimentos na educação presencial e como tecem num Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA).
O que muda na abordagem pedagógica entre alunos e
professores e demais atores no EAD? Relate as suas experiências como aluno ou professor.
Escolha um relato de um colega e comente. Traga outros exemplos,utilizando um
recurso midiático e amplie a discussão.
3ª ação – OS SUJEITOS DEBATEM, REFLETEM, PESQUISAM, OBSERVAM ,RELATAM,
COMPARTILHAM,APRENDEM COLETIVAMENTE.
Na Interface social Facebook, o Grupo de Pesquisa Mídias Sociais https://www.facebook.com/rosana.sales.16?ref=tn_tnmn#!/groups/219000804825983/,
foi criado com o objetivo de investigar o fazer de professores e,
especialmente, alunos no uso pedagógico das mídias digitais e sociais. Observe
as ações desenvolvidas pelos sujeitos e depois responda:
Você concorda com a proposição de que “as interfaces sociais
se estabelecem como ambiente em que podemos desenvolver situações significativas
de aprendizagem”? Contribua com outros usos possíveis das interfaces sociais como ambiente
facilitador da aprendizagem.
4ªação-OS SUJEITOS
TORNAM-SE ATORES DO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM.
Os
praticantes utilizam a escrita como suporte para a produção de
conhecimento:cocriam,compartilham,constroem histórias,narram seus fazeres,produzem
conhecimento individual e coletivamente.
Para finalizar a nossa atividade,o aluno deverá criar com a ajuda de seus
colegas de turma, uma wiki que trate do assunto visto na aula :
Construindo
um caminhar, desvelando parcerias: novos papeis dos atores no processo
ensinoaprendizagem no EAD. E você o
que acha disso ?
O que é Wiki, Disponível
em http://youtu.be/jaZESDWmm-c .
Tutorial wiki passo a
passo. Disponível em ,http://youtu.be/Q5r46omRsrU
.
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS
Alunos do século XXI,disponível em : http://vimeo.com/23743780 ,acesso em
06/04/13.
Estudantes criam blogs para desenvolver a
aprendizagem. Disponível em: http://canaldoensino.com.br/blog/estudantes-criam-blogs-para-desenvolver-a-aprendizagem,
acesso em 08/04/13.
COLASANTI,
Marina, a Moça Tecelã. Disponível em: http://youtu.be/CNDyqGVrEiI
, acesso em 09/04/13.
JESUS, Rosana
Sales de. O fazer discente no uso dos softwares sociais Facebook e Twitter em
situações de aprendizagem formal e informal. Rio de Janeiro: Universidade
Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, 2012, p.59. Monografia (Pós-graduação).
LAPA, Andrea Brandão. Introdução
à Educação a Distância. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/hiperlab/avalibras/moodle/prelogin/adl/fb/logs/Arquivos/textos/intro_ead/Intro_EAD_pdf_.pdf
, acesso em 06/04/13.
MILL,
Daniel,PIMENTEL,Nara(orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São
Carlos: EdUFSCar,p.25 – 41,2010.
NEVES, José Henrique Manhães.O docente e a importância da ação
dialógica.Disponível , http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_docente_e_a_importancia_da_acao_dialogica
,acesso em 09/04/2013.
O que é Wiki, Disponível
em http://youtu.be/jaZESDWmm-c
,acesso em 09/04/2013.
ORMEZINDA, Roberta. Professores que recorrem às
mídias sociais inovam o processo educacional. Disponível em: http://www.jornalcco.com.br/noticia/953/Professores-que-recorrem-as-midias-sociais-inovam-o-processo-educacional
,acesso em 07/04/13.
SILVA,Marco.Educação online. Marco Silva (org.).-3.ed.-São
Paulo:Edições Loyola,2011.
Tutorial wiki passo a
passo. Disponível em ,http://youtu.be/Q5r46omRsrU
, acesso em 09/04/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!