"A palavra é o meu domínio sobre o mundo". Clarice Lispector

sábado, 25 de abril de 2015

Análise de uma interface -EaD

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação :: Tarefa da Semana 2
Aluno: Rosana Sales de Jesus
Polo: Nova Iguaçu
Tutor: Rodolfo Gregório De Moraes



Imagem do site: Portal do Professor MEC



Crítica
Antes de analisarmos criticamente a interface do Portal do Professor, fizemos algumas pesquisas sobre o significado da palavra "portal". O site dicionário informal define um portal como "local onde se pode ter diversas possibilidades de direções, diversos caminhos" e o Léxico Dicionário Português online o define como site da internet que dá acesso a vários serviços. Olhando a tela inicial, percebemos que a interface  segue a definição do dicionário: o Portal do Professor é uma interface produzida pelo Ministério de Educação com ricas possibilidades de construção de conhecimento, verdadeiramente um Portal.

Nossa crítica está construída em cima de alguns aspectos positivos que são apresentados no site, a começar pela dinâmica de "ser portal", lugar  de diversos caminhos, e algumas ideias, sugestões de reformulação do ambiente virtual.
O portal do professor apresenta um layout muito agradável, onde não há poluição visual. Percebe-se que há uma preocupação na organização da posição em que cada ícone ocupa na página, o que facilita a navegação. Podemos destacar que o uso dos espaços em branco contribui para que o site seja limpo, sem excessos, oportunizando uma leitura objetiva, sem  desviarmos o foco.
Outro aspecto interessante é o design do site, que prende a atenção do usuário e estabelece credibilidade, pois as informações são claras, objetivas, de acordo com a proposta educativa do portal, fato que facilita o sucesso no uso do material.
É marcante também o uso dos ícones na página inicial, que ao toque do mouse começam a movimentar-se para cima ou para baixo. Os ícones aparecem e são referências em todas as páginas do site, trazendo tranquilidade e segurança na busca pelo conteúdo ou informações disponibilizadas. É um efeito muito interessante, criativo e que faz a interface ficar mais atraente aos olhos e eficiente, na medida em que traz confiança ao usuário.
A página principal do site apresenta no lado superior esquerdo o link " Sobre o Portal" que traz informações sobre o portal: lançamento, objetivos, conteúdo e outros. Vemos que a interface apresenta organização da informação, simplicidade, credibilidade, design atraente e funcional, mas para acessar o que desejamos, precisamos passar por algumas páginas. Apesar de entender a escolha do Portal em dar acesso, metáfora dos caminhos que vamos escolher em busca do conhecimento, sabemos também que o professor tem a vida corrida, muitas atribuições e pouco tempo disponível. Ao construirmos nosso percurso, precisamos executar muitas páginas se quisermos chegar ao assunto necessário. Em alguns casos, por exemplo, no ícone "cursos e materiais", precisamos clicar três vezes para acessarmos os links que irão direcionar para outro área do portal. Dessa forma, olhamos com certa desconfiança a escolha do Portal em usar uma interface que precisa de muitos acessos, pois torna-se cansativo e poderá afastar o usuário, pois compromete um tempo maior do que o esperado. Sugerimos utilizar no máximo duas telas para facilitar a navegação.
Percebemos que para ter acesso aos "recursos interativos", o usuário tem que clicar no ícone e, só assim, entrará em outra página e perceberá que a interface possui chat, fórum, canal de vídeos e outros. Os ícones poderiam vir na página inicial, evitando que perdêssemos tempo com a navegação.
Pela observação dos aspectos analisados, acreditamos que a interface atinge os objetivos propostos, pois estimula a busca pelo conhecimento e troca de experiências. É um site de muita credibilidade, ainda que precise reformular o seu design didático, facilitando o acesso às informações e disponibilizando de forma clara os canais de comunicação.

Endereço do Site
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/cursos.html , acesso em 04/08/2013.

Referências
Arquiteto cognitivo . Disponível em : http://arquitetocognitivomie.blogspot.com.br/2007/05/arquiteto-cognitivo.html , acesso em 05/08/2013.

COSTA, Rosa Maria E. M.e Vânia Marins. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

COSTA, Rosa Maria E. M.e Vânia Marins. Interfaces.

Dicionário Informal. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/portal/ , acesso em 06/08/2013.

Léxico Dicionário Português Online. Disponível em:  http://www.lexico.pt/portal/ , acesso em 06/08/2013.

MALDONATO, Mauro e DELL' ORCO, Silvia. Criatividade, pesquisa e inovação: o caminho surpreendente da descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. Obrigada!